NOTA DE ESCLARECIMENTO

A secretaria municipal de saúde de Nova Mamoré vem a público informar que no dia 08/11/2019 as unidades de Saúde da Família, Eleniza Felix do Carmo, Matuzalém Celanti, Diolirio José de Oliveira e Procidônio Gomes de Aquino terão suas atividades suspensas devido ao processo de Planificação, PlanificaSUS, sendo que apenas os servidores pertencentes ao quadro de Estratégia em Saúde da Família estarão em atividade de educação continuada nas dependências do salão paroquial de Nova Mamoré, de 08h as 12h e das 13h as 17h, salientamos que este processo ocorrerá uma vez por mês até dezembro de 2020 e faz parte do cronograma descrito pela VI Gerência Regional de Saúde do Estado de Rondônia, bem como, Ministério da Saúde em conjunto Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein que desenvolve diversas atividades e Dentre elas, estão, por exemplo, projetos ligados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desenvolvido pelo Ministério da Saúde para colaborar com o fortalecimento do SUS.

Salientamos ainda que o projeto da Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde (PlanificaSUS) via PROADI-SUS, executado pela SBIBAE, tem como objetivo geral implantar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), em Regiões de Saúde das 27 Unidades Federativas (UF), fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS. A SBIBAE é o executante do projeto, solicitado pelo CONASS e é acompanhado e monitorado pelo Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

O PlanificaSUS será operacionalizado por meio de uma etapa preparatória e por seis etapas operacionais com ciclos de workshops, oficinas tutoriais, etapa controle e cursos curtos. O público-alvo serão os profissionais dos serviços de Atenção primária em saúde e Atenção à saúde especializada, e os profissionais dos demais serviços relacionados à linha de cuidado definida como prioritária, além de profissionais da gestão.

Os workshops são os momentos de alinhamento teórico, que abordam os conceitos centrais do PlanificaSUS. São utilizados trabalhos em grupo, estudos dirigidos, estudos de caso, dramatizações, leitura de textos de apoio, debates, com apresentação e sistematização das discussões em plenária, além de aulas interativas. Os temas abordados nos workshops terão continuidade nas discussões das oficinas tutoriais.

Nas oficinas tutoriais, acontecem momentos técnicos operacionais de tutoria nos serviços da Rede de Atenção à Saúde.

Não se trata de um processo de fiscalização ou de avaliação de desempenho, e nem mesmo de definição sobre o que os profissionais devem fazer. Pelo contrário, é um “fazer junto”, sem substituir o profissional em suas funções e responsabilidades, ajudando-o na reflexão sobre a própria prática, na identificação de fragilidades e nas ações corretivas necessárias.

O objetivo é o de fortalecer as competências de conhecimento, habilidade e atitude frente as necessidades de nossa comunidade.

Portanto, pedimos a compreensão de nossa comunidade, pois, estamos passando por mudanças jamais vistas ou presenciadas em nosso município, tais transformações serão sentidas e observadas ao longo de todo o processo e será supervisionado pelo Instituto Israelita Hospital Albert Einstein, tudo para fortalecer as redes de saúde de nosso município.

Sem mais;

Osman do Carmo Brasil
Coordenador Estratégia Saúde da Família
Decreto nº 5.034/2019