Segunda, 12 Novembro 2018 | Restrito

CERTIDOES

Campanha da SEMAT quer eliminar queimadas urbanas

Campanha da SEMAT quer eliminar queimadas urbanas Destaque

Uma campanha iniciada pela Prefeitura Municipal de Nova Mamoré, através da SEMAT (secretaria municipal de meio ambiente e turismo), tem por objetivo eliminar um costume antigo da população que vive na zona urbana do Município, as queimadas. Consideradas extremamente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, esta atividade nociva e perigosa está sendo alvo de ampla divulgação nos meios disponíveis, afim de informar a todos sobre os riscos de se queimar lixo, podas de árvores, capim, madeiras e outros resíduos.

“O Prefeito nos solicitou essa campanha depois de observar o aumento dos focos de queimadas urbanas e de algumas reclamações da comunidade. Esse hábito de queimar ao invés de dar a destinação correta que é o lixão, prejudica a saúde das pessoas e o meio ambiente como um todo. Já enfrentamos um grande problema que são as queimadas na zona rural que deixa o ar muito enfumaçado, agora imagina para quem tem problemas respiratórios ou crianças e idosos? Os postos de saúde e o hospital ficam cheios de gente procurando ajuda por conta desse ar pesado que é obrigado a respirar”, comentou o secretário municipal de meio ambiente, Joás Santos.

A campanha também orienta as pessoas a não jogar nos logradouros públicos ou terrenos baldios o lixo, pneus, folhas e galhos. Se o volume de lixo for pequeno o caminhão do lixo recolhe, mas no caso de grandes quantidades pode-se contratar uma caçamba de cata entulhos ou uma empresa que faça o recolhimento com maquinas maiores. Lembrando que todos estes serviços são oferecidos em Nova Mamoré.

ALGUNS LEMBRETES SOBRE QUEIMADAS:

- Você sabia que queimar lixo ou entulhos é crime?

- Você sabia que um terço da população já tem alguma doença respiratória?

- Você sabia que mais de 20% das pessoas tem rinite alérgica e sofrem muito ao respirarem a sua fumaça?

- Você sabia que as fumaças atacam o coração e podem matar rapidamente?

- Você sabia que diversos componentes das fumaças podem provocar câncer?

- Você sabia que, no mundo, as fumaças matam mais de 3 pessoas por minuto?

Ajude a manter o ar que respiramos limpo, é bom pra você, é bom pra todos!