IV Conferência Municipal de Saúde Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS dias 09 e 10 de Abril de 2019. IV Conferência Municipal de Saúde Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS dias 09 e 10 de Abril de 2019. Osman do Carmo Brasil

IV Conferência Municipal de Saúde Destaque

ERRATA: A SECRETARIA DE SAÚDE DE NOVA MAMORÉ VEM A PÚBLICO INFORMAR QUE A ABERTURA DA 4ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE MUNICIPAL SERÁ AS 19:00H NO DIA 09/04/2019 NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE NOVA MAMORÉ! SUA PRESENÇA É INDISPENSÁVEL!

"Ainda, para que a saúde seja tratada como direito humano, além de universal e indivisível, os direitos devem ser interdependentes, o que significa que para termos saúde de qualidade, depende que outros direitos não especificamente de ações e serviços de saúde, mas que condicionam e determinam o bem viver, sejam também garantidos. Colocar a saúde como um direito humano significa considerar que a saúde é uma prerrogativa de todo cidadão, ou seja, o direito à saúde é indissociável do direito à vida."

16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE (= 8ª+8) – GRANDE AÇÃO EM DEFESA DO SUS E DA DEMOCRACIA Num contexto de retrocessos das políticas sociais, a 16ª Conferência Nacional de Saúde, sendo o maior evento de participação social no Brasil, torna-se ainda mais relevante como uma grande ação em defesa do SUS e da democracia. O desafio atual é conseguir a contribuição de cada usuário, profissional de saúde, gestor e prestador, para que a gestão participativa, vestida da bandeira da Democracia e Saúde, possa ser uma poderosa guardiã da Constituição Federal na defesa do Direito Humano Fundamental à Saúde. Defender o SUS significa defender ações e serviços de saúde para a totalidade da população brasileira, sendo que para mais de 75% desta população o SUS é a única opção de assistência à saúde, e defender conquistas que são exemplos para o mundo:

Sistema nacional de transplantes Sistema de hemocentro;

Resgate de emergências e atendimento pré-hospitalar em situações de acidentes;

Tratamento da Sida (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – Aids);

Distribuição de medicamentos para o controle de doenças crônicas não transmissíveis (como hipertensão e diabetes Sistemas de vacinação capazes de imunizar milhões de brasileiros em apenas um final de semana;

Produção nacional de vacinas para as doenças negligenciadas ou emergentes;

Expansão do programa saúde da família e a melhoria dos indicadores de saúde;

Leia, reflita, debata, critique. Traga sua voz e suas propostas para a 16ª CNS (=8ª+8)!

1 Gastos públicos com saúde: breve histórico, situação atual e perspectivas futuras - PAULO HILÁRIO NASCIMENTO SALDIVA e MARIANA VERAS. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v32n92/0103- 4014-ea-32-92-0047.pdf