SEMUSA-NOVA MAMORÉ SEMUSA-NOVA MAMORÉ Osman do Carmo Brasil

Nova Mamoré atinge meta nacional contra a Gripe Destaque

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira para público prioritário

Toda a população poderá se vacinar a partir da próxima segunda-feira 03-06-2019

O município de Nova Mamoré atingiu e ultrapassou a meta proposta pelo Ministério da Saúde alcançando o percentual de 112,16%, a secretaria municipal de saúde vem a público agradecer a participação de toda a comunidade durante  a campanha bem como a equipe responsável pela imunização de nossa comunidade, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina nesta sexta-feira, 31, para o público prioritário composto por crianças menores de seis anos, mães de recém nascidos de até 45 dias após o parto, gestantes, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, detentos, idosos acima de 60 anos, e professores das redes pública e privada de ensino, que foram incluídos na campanha neste ano.

“A campanha para os grupos prioritários se encerra hoje, sem prorrogação. A partir de segunda-feira a vacina será liberada para o restante da população, até durar o estoque. Então estamos orientando a comunidade que ainda não compareceu a unidade básica de saúde do município, para que continuem vacinando e orientando os não vacinados. O site para registro continua aberto para que possam alimentar dados. Hoje, inclusive, é dia de os municípios alimentarem o sistema e, até o final da tarde, já poderemos ter um panorama de cobertura diferenciado”, ressaltou a gerente de Imunização municipal, Vanda Félix.

A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode se agravar até o óbito, principalmente em indivíduos que apresentam fatores e condições de risco para a complicação da infecção e período de chuvas e o inverno são os momentos em que os problemas respiratórios tendem a aumentar. A gripe ou influenza é caracterizada por febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo que a gripe. O Brasil já registrou cerca de 800 casos de Síndrome Respiratória Grave para a Influenza, com 144 mortes.

Ministério da Saúde pretende mobilizar os municípios para vacinar 90% do público prioritário, que representa algo em torno de 59,4 milhões de pessoas. Até o momento, apenas dois estados conseguiram atingir a meta: em Rondônia o município de Nova Mamoré está em primeiro lugar com sua cobertura vacinal, Amazonas (94,4%) e Amapá (94,7%). O Ceará vacinou 77,7%, isto é: 1.991.930 do grupo priorizado.

Neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o País, com 144 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no Brasil é o vírus influenza A (H1N1), com registro de 407 casos e 86 óbitos.

Procure a unidade mais próxima a sua residência, a campanha continua!

SEMUSA - Nova Mamoré