Na última sexta-feira, 23, a Prefeitura de Nova Mamoré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), promoveu no Centro do Idoso a 3ª Conferência Municipal da População LGBTQIA+. Com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, o evento marcou um importante momento de escuta, reflexão e construção coletiva de propostas voltadas à garantia de direitos e ao respeito à diversidade.
A conferência reuniu representantes da comunidade LGBTQIA+ e profissionais da SEMASC. O objetivo foi ampliar o debate sobre inclusão, cidadania e políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+, especialmente em contextos do interior, onde os desafios à visibilidade e ao acesso a direitos são ainda mais profundos.

Entre os momentos marcantes da programação, esteve a palestra da advogada Valentina Franco, primeira mulher trans a obter registro profissional na OAB em Rondônia. Valentina destacou a importância do protagonismo LGBTQIA+ na formulação de políticas públicas. “Nosso lugar não é apenas de fala, é de decisão. Nós temos capacidade técnica, política e social para contribuir com o avanço das políticas públicas. A conferência de Nova Mamoré é mais do que um evento é um recado claro de que nossas vidas importam”, disse.

O ex-diretor do hospital de Nova Mamoré, Nakágima Sanllay, que foi o primeiro homem trans a ocupar um cargo de direção na Prefeitura, também participou do evento e compartilhou sua trajetória pessoal e profissional, reforçando o valor da representatividade dentro do serviço público.
“Acredito num futuro em que ninguém precise esconder quem é pra garantir o pão de cada dia. E esse futuro começa com decisões como as que a gente pode tomar aqui na conferência, construindo políticas públicas que com ações simples, quando bem direcionadas, mudam vidas. Como por exemplo, programas de qualificação profissional e o fortalecimento do empreendedorismo. É potente e funciona. Basta querer incluir toda e qualquer pessoa”, afirmou.
O encerramento ficou por conta do secretário da SEMASC, Jorge Oliveira, que reafirmou o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o combate a todas as formas de preconceito. “Falar sobre os direitos da população LGBTQIA+ é falar sobre humanidade, respeito e justiça social. A nossa gestão tem o dever de garantir que todas as pessoas sejam vistas, ouvidas e acolhidas. Não há política pública eficaz sem diversidade e sem escuta real”, concluiu.