Prefeitura de Nova Mamoré recebe equipe da AGEVISA para fortalecimento das ações de Vigilância Epidemiológica
A saúde pública é um dos pilares fundamentais para o bem-estar da população, e o fortalecimento da Vigilância Epidemiológica é essencial para a prevenção e controle de diversas doenças. Com esse compromisso, a Prefeitura de Nova Mamoré recebeu nesta quarta-feira, 12, a equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA) para uma reunião técnica, realizada na Câmara Municipal.
A iniciativa teve como foco o monitoramento e acompanhamento dos Programas de Vigilância e Controle da Brucelose Humana, além do Controle de Epizootia (Raiva e Febre Amarela em primatas não humanos). Também foram discutidas estratégias para a vigilância e controle da raiva, com destaque para ações de Educação em Saúde. O encontro reuniu profissionais de saúde do município e especialistas estaduais para aprimorar medidas de prevenção e controle dessas doenças.
A reunião foi conduzida por uma equipe técnica da AGEVISA, composta por especialistas que compartilharam conhecimentos fundamentais para o aprimoramento das ações locais. Entre os palestrantes estavam a médica veterinária Ana de Nazaré, que abordou o controle da raiva; a enfermeira Márcia Bonadinme, que tratou da brucelose humana; e o médico veterinário José Aragão, que falou sobre leishmaniose. Outros temas abordados incluíram animais peçonhentos, apresentados pela enfermeira Francimar Oliveira, e esquistossomose, tema tratado pelo enfermeiro Ediglei Dias. Também participou do evento o técnico de enfermagem Edivaldo França.
Representando o município, estiveram presentes a enfermeira Francisca Moreira, responsável pelos programas de leishmaniose, tuberculose e mal de Hansen, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, enfermeira Jania Mercado. Segundo Jania, a reunião foi uma oportunidade valiosa para o fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica em Nova Mamoré. “Esse encontro nos permite qualificar as estratégias de monitoramento e controle, garantindo uma resposta eficaz na prevenção de doenças que impactam diretamente a saúde pública”, afirmou.
Durante o encontro, foram discutidos o monitoramento dos agravos correlatos, a atualização das diretrizes de prevenção, fluxo de atendimento, tratamento e acompanhamento de casos, além da revisão das Fichas de Notificação para qualificação do banco de dados do SINAN. Também foram analisadas as metas do indicador 29 do SISPACTO ESTADUAL da Campanha de Vacinação Antirrábica 2024 e definidas estratégias para a campanha de 2025.
Share this content:
Publicar comentário