O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) avaliou que a Prefeitura de Nova Mamoré avança na melhoria dos serviços de saúde pública. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem demonstrado compromisso e empenho na melhoria contínua da rede pública de saúde.
Durante reunião realizada na quarta-feira, 2, com o TCE-RO, foram discutidos os resultados da fiscalização técnica promovida nas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento do município. O relatório reconhece o empenho da gestão municipal em promover mudanças estruturantes, estabelecendo um prazo de 180 dias para correção das falhas, considerado suficiente pelos auditores e pela equipe gestora.
Entre os pontos positivos destaca-se a presença efetiva da equipe de gestão municipal na reunião, demonstrando transparência e disposição para dialogar e corrigir os problemas encontrados. Participaram do encontro o vice-prefeito Sérgio Bermond Varotti, o chefe de gabinete Florismar Barroso, o secretário de Saúde Arildo Moreira, a secretária adjunta Denise Marques, o diretor do hospital municipal Márcio Andrade, além de coordenadores e membros do controle interno.
Outro destaque é que algumas das determinações anteriormente feitas pelo TCE já foram parcialmente cumpridas, mostrando que a atual administração não apenas reconhece os desafios, como também iniciou o processo de mudanças.
Entre essas ações estão a melhoria parcial nas condições de funcionamento das farmácias das unidades, com investimentos em climatização e estrutura de armazenamento; a disponibilidade parcial de exames de ultrassonografia, com estudos em andamento para garantir a total oferta via parcerias ou aquisição de insumos e equipamentos; e o início da reformulação das escalas e protocolos de plantão médico, o que deve contribuir para um atendimento mais regular e eficiente.
Todas as determinações estão sendo devidamente atendidas dentro do prazo acordado. Um cronograma interno foi estabelecido para garantir o acompanhamento das ações e a prestação de contas ao Tribunal e à população.